sábado, 24 de abril de 2010

GINANDROMORFISMO

O Gado Bovino _ na prenhez gemelar, em que os gêmeos são de sexos diferentes, o testículo do sexo masculino desenvolve-se antes que o ovário do feto feminino. Os hormônios masculinos, devido à fusão da corrente sangüínea na placenta passam ao organismo da fêmea, tornando-se esta interssexuada, estéril: é a chamada freemartin ou vaca maninha ou machorro.
A testosterona será transmitida no fluxo da corrente sanguínea da placenta para a fêmea, impedindo o desenvolvimento do seu ovário.

Obsertvação: Pode-se entretanto concluir que este tipo de abarreção acontece em gêmeos bivitelinos.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Coral ou Recife de Corais ou Antozoários

Coral ou recife de corais ou ainda antozoários são animais cnidários é uma das maravilhas do mundo submarino. Os corais constituem colônias coloridas e de formas espantosas que crescem nos mares e podem formar recifes de grandes dimensões que albergam um ecossistema com uma biodiversidade e produtividade extraordinárias.

O maior recife de coral vivo encontra-se na Grande Barreira de Coral, na costa da Queensland, Austrália. Ele também é considerado o maior indivíduo vivo da Terra. Porém, devido à poluição e aquecimento marinho, está morrendo. A maioria dos corais desenvolve-se em águas tropicais e subtropicais, mas podem encontrar-se pequenas colônias de coral até em águas frias, como ao largo da Noruega.

Biologia dos corais

Os corais são os membros da classe Anthozoa que constroem um "exoesqueleto" que pode ser de matéria orgânica ou de carbonato de cálcio. Os membros restantes desta classe são as anêmonas que não formam exoesqueleto.

Quase todos os antozoários formam colônias, que podem chegar a tamanhos consideráveis (os recifes), mas existem muitas espécies em que os pólipos vivem solitários.

Os pólipos têm a forma de um saco (o celêntero) e uma coroa de tentáculos com cnidócitos (células urticantes) na abertura, que se chama arquêntero.

Os antozoários não possuem verdadeiros sistemas verdadeiros, ou seja, não possuem sistema digestivo, o sistema circulatório e o sistema excretor.

Todas as trocas de gases e fluidos se dão no celêntero, uma vez que a água entra e sai do corpo do animal através de correntes provocadas pelos tentáculos.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Gregor Johann Mendel

Gregor Johann Mendel


Nasceu na região de Troppau (hoje chamada Opava), na Silésia, que então pertencia à Áustria, e viria a ser batizado a 22 de Julho, que muitas vezes se confunde com a sua data de nascimento, vindo de uma família de humildes camponeses. Na sua infância revelou-se muito inteligente; em casa costumava observar e estudar as plantas. Sendo um brilhante estudante a sua família encorajou-o a seguir estudos superiores, e mais tarde aos 21 anos a entrar num mosteiro da Ordem de Santo Agostinho em 1843 (atual mosteiro de Brno, República Checa) pois não tinham dinheiro para suportar o custo dos estudos. Obedecendo ao costume ao tornar-se monge, optou um outro nome: "Gregor". Aí Mendel tinha a seu cargo a supervisão dos jardins do mosteiro.

As suas descobertas, apesar de muito importantes permaneceram praticamente ignoradas até aos começos do século XX (embora tivessem estado disponíveis nas maiores bibliotecas da Europa e dos Estados Unidos). Sendo publicadas somente no início do século XX, anos após a morte de Mendel; foram "redescobertas" por um grupo de cientistas, um alemão - K. Correns, um austriaco - E. Tschermak e outro neerlandês - H. de Vries. Originalmente pensava-se que o austriaco Eric von Tschermark teria sido um dos "redescobridores" mas, nunca mais foi aceite. Sua teoria foi muito importante para Darwin depois.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Membrana plásmatica ou plasmalena

A membrana plasmática ou plasmalema constitui uma importante estrura celular. Possui funções vitais. Sabe-se que sua constituição é lipoproteica. Constituida por fosfolipídeos e proteínas.
A membrana possui permeabilidade seletiva, ou seja, A membrana é capaz de atrair substâncias úteis e de dificultar a entrada de substâncias indesejáveis.
O modelo aceito na atualidade foi proposto por Singer e Nicholson e é conhecido por Mosaico Fluído; onde uma dupla camada lipídica com extremidades hidrofóbicas voltadas para o interior e as hidrofílicas voltadas para o exterior. Participam da composição proteínas(integrais ou esféricas) e glicídios ligados às proteínas (glicoproteínas) ou lipídios (glicolipídios).